quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Olhar Santista entrevista

Berenice Kauffmann Abud é nossa entrevistada

Iniciamos hoje o que espero ser uma série de bate-papos com fotógrafos da região, para falar de seus trabalhos , suas experiências e planos futuros sobre a fotografia. 
Me sinto honrado em iniciar essa trajetória com uma querida amiga, talentosa e de uma generosidade imensa e que quero agradecer publicamente por aceitar meu convite.
Berenice Kauffmann Abud, ou simplesmente Bere , como é carinhosamente chamada pelos amigos, é hoje uma referência para muitos fotógrafos da região, respeitada por seu olhar diferenciado, ela participa em diversos concursos pelo Brasil e também pelo mundo , e invariavelmente um trabalho seu é selecionado.
Sua família trabalhou muitos anos na parte comercial da fotografia aqui em Santos, com loja no Centro e depois no Gonzaga, seu pai Boris Kauffmann foi grande incentivador do fotoclubismo na região, tendo sido um dos fundadores em 1947 do Santos Foto Clube, e depois em 1969 do atual fotoclube da cidade , o Clube Foto Amigos de Santos. Bere não se interessou pelo lado comercial da fotografia, que para ela sempre foi vista mais como uma Arte.
Atualmente ela ministra um curso, onde já formou diversos fotógrafos , alguns inclusive trabalhando em eventos.

Olhar Santista: Bere, fale um pouco de seu início na fotografia e também da influência de seu pai nessa caminhada.
Berenice: Bem, eu sempre convivi com a fotografia. Adoro fotografar. Para mim, a fotografia é a mágica que documenta o tempo de cada um de nós.
Sinto que herdei de meu pai, Boris Kauffmann, esse prazeroso encanto de captar imagens através de lentes dos mais diversos equipamentos fotográficos. 
Afinal através dele conheci a história da fotografia. E a observação constante de seu trabalho foi o ponto de partida para a minha grande paixão pelo aprendizado das inúmeras técnicas dessa magnífica arte visual.
Olhar Santista: Em uma entrevista que você concedeu a um programa de TV você falou sobre um curso que fez com o Araquém Alcântara, fale um pouco de seu aprendizado.
Berenice: No início eu tinha a fotografia como hobby. Fotografava a família e amigos. 
Depois, em 1987, comprei a minha primeira câmera profissional, uma Canon T70. 
Como meu pai já havia falecido, resolvi então fazer cursos de fotografia para aprimorar o olhar e a técnica fotográfica. 
Desde então, nunca mais parei com a fotografia
De 1988 a 1990 fiz curso com Araquém Alcântara, participando de várias exposições fotográficas com ele. 
Em 1996 e 2002  fiz curso de iluminação de estúdio com o fotógrafo americano Dean Collins e com o fotógrafo José Alberto Sarquis, respectivamente. Em 2002, curso de montagem de portfólio com Rosely Nakagawa.
Olhar Santista: Bere seus trabalhos estão sempre presentes em diversos concursos nacionais e internacionais, vários foram premiados, conte um pouco disso aos nossos leitores que ainda não conhecem sobre eles.


Foto premiada no 2º Concurso da Fundação Cultural do Exercito Brasileiro/RJ em 2013

Berenice: Em 2004, recebi o título AFIAP(Federation Internacionale de l' Art Photographique) por ter meus trabalhos reconhecidos na Europa.
Em 2011, fui homenageada, pelos Soroptimistas, com o prêmio "Bertha Lutz" em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. 
O prêmio tem por objetivo destacar mulheres nas várias áreas de atividade.
Em vista da aceitação do meu trabalho fotográfico, minhas fotos foram publicadas em livros, jornais, revistas, listas telefônicas, agendas culturais, sites de fotografia e poesias do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Portugal, França, Canadá, Rússia, Itália, Croácia e Austrália.
Já realizei várias exposições individuais e coletivas no Brasil, Argentina, Portugal, Espanha, Itália, China, Estados Unidos, França e Rússia.
Recebi prêmios em vários concursos e salões de fotografia do Brasil, Portugal, Argentina, Austrália, China, França, Itália e Estados Unidos.
Olhar Santista: Em 2011 por ocasião dos 15 anos da Fundação Arquivo e Memória de Santos, na Casa da Frontaria Azulejada, eu tive o prazer de ver a exposição Santos 2 Olhares e postei aqui no blog, fale um pouco dessa experiência.



Berenice: Recebi o honroso convite da Fundação, para a Exposição, que teve o patrocínio da Petrobrás. A exposição 2 Olhares  com obras de meu pai em conjunto com meu mais recente trabalho , que concretizou um velho sonho meu de , ao lado de meu pai, mostrar os diferentes estilos e técnicas de arte fotográfica do passado e do presente, nas fotos que documentaram e que continuam documentando, as sucessivas paisagens e pessoas dessa nossa querida cidade de Santos.
Olhar Santista: Apesar de um grande número de fotógrafos, nossa região tem poucas exposições, em sua opinião faltam espaços, a produção é que não é intensa ou faltam empresas que patrocinem os projetos?
Berenice: Eu não acho que falte espaços para exposições fotográficas aqui em Santos. Espaços e produções, temos muitos. 
O que falta é patrocínio para os projetos. Não é fácil conseguir patrocinador. 
A exposição 2 olhares teve patrocínio da Petrobrás por ajuda de um amigo da família. 
A pedido dele a Petrobrás abraçou a ideia e patrocinou a exposição.
Olhar Santista: No passado Santos promoveu Salões internacionais e Bienais de Fotografia, você acredita que esses eventos voltarão um dia a serem feitos e quais os passos você acredita serem necessários para isso?
Berenice:  Não acredito que as Bienais voltem para Santos, eu participei de algumas, de repente sumiram e não se falou mais nada a respeito. Eu acho que os fotoclubes deveriam exigir do poder público a volta das Bienais.
Olhar Santista: Você ministra cursos de fotografia regularmente, gostaria que falasse um pouco sobre o curso e qual é o foco principal dele.
Berenice: Em 1996, a pedido de amigos, resolvi dar aulas de fotografia, o que faço até hoje aqui em casa mesmo. Também ministrei curso de fotografia básica e avançada no Sesc-Santos( de 1999 a 2001), na Galeria Casa das Fotos(2001), na Biografia Foto Studio(2008) e fotografia odontológica na ABO(Associação Brasileira de Odontologia)(2010).
Atualmente dou aula de fevereiro a novembro, para grupos com o mesmo estilo de câmeras, não misturo câmeras SLR com Cybershot. 
Assim, a aula fica mais interessante para o aluno, com seu tipo de câmera. As turmas são pequenas, não mais de cinco alunos por turma. 
Dou aulas de segunda a quinta somente no período noturno. O curso é apostilado e procuro passar toda a técnica fotográfica, inclusive, manuseio da câmera (passo a passo). 
Não adianta ensinar a fotografar se o aluno não tem domínio no manuseio da câmera.
Muitos dos meus alunos hoje fotografam eventos sociais e também fotografam para jornais, o que é um orgulho para mim. Outros fazem o curso por hobby.


Foto de aula prática com uma de suas turmas em 2011 na Ilha Diana
Olhar Santista: O que você diria para um iniciante em fotografia, qual seria sua dica?
Berenice: Eu sempre digo aos meus alunos o que meu professor Araquém Alcântara costumava dizer para mim, "Para conseguir boas fotos de qualquer assunto é preciso, antes de tudo, sentimento e percepção
A sensibilidade e a inspiração têm que se sobrepor à técnica para que o resultado seduza e permaneça na memória do observador. 
Na fotografia, a técnica e as ferramentas de trabalho obviamente são importantes, mas elas têm de estar a serviço da sensibilidade e da criatividade. 
A técnica se aprende lendo, estudando, praticando, fazendo cursos, mas o mais difícil é descondicionar e amadurecer o olhar, dominar a luz"
Para isso, é necessário ver bastante fotografia. Só assim se consegue aprimorar o olhar fotográfico. 
Eu costumo dizer aos meus alunos, não tenham medo em dar cortes radicais ao compor a foto. 
Saiam do tradicional(cartão-postal) e sejam criativos. Vão em busca de um olhar diferenciado. 
Nas aulas práticas eu tento passar esse olhar para meus alunos.
Olhar Santista: para finalizar Bere fale um pouco de seus planos futuros.
Berenice: Voltar a fazer exposições com meus alunos e workshop de fotografia.
Mais uma vez agradeço a generosidade da Berenice, espero que todos tenham gostado, se quiserem conhecer mais do seu trabalho , além do link da AFIAP que coloquei acima deixo aqui também o seu endereço do Flickr.
Até o mês que vem com nosso próximo convidado. Deixe seu comentário e sugestão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário