quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Reencontrando Paraty

Paraty aqui tudo começou para mim

É engraçado como a vida nos reserva certas surpresas, nos últimos dois anos eu estava com tudo planejado para ir a Paraty e participar do Festival Paraty em Foco e inesperadamente algo me impedia de ir. 

Esse ano, que eu acreditava ser impossível a minha ida, recebi um convite de um querido amigo e a ajuda de meu querido irmão Ricardo, e lá fui eu ao local que me fez conhecer, há 34 anos atrás, o poder da fotografia.

Paraty é uma cidade do litoral fluminense que em si já é maravilhosa, faz parte do  Patrimônio Histórico e Cultural Nacional desde 1958, devido a preservação de seu Centro Histórico que é considerado pela UNESCO o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso. Andar por ele é uma viagem no tempo, suas ruas feitas de pedras pé de moleque nos faz caminhar devagar, talvez para que nada passe desapercebido.
Além de toda sua história, Paraty tem também sua beleza natural e praias lindas (são quase 50) e o Ecoturismo.
Foi em Paraty que há cerca de 34 anos atrás eu fotografei pela primeira vez, e percebi o poder dessa Arte. 
Quando vi uma foto da Igreja de Santa Rita que havia feito em uma tela pintada por meu primo Benê, foi um despertar. Mas a fotografia ficou guardada por anos e só a partir de 2009 eu resgatei essa paixão.
Se visitar Paraty já é fantástico, para um amante da fotografia, visitá-la em pleno Festival Paraty em Foco, é sensacional.
Poder sair pelas suas ruas, câmera na mão e nenhum medo de ser abordado por um ladrão e se preocupar apenas em aproveitar cada detalhe da cidade.
Olhar para o lado e ver fotógrafos renomados como Adriano Mascaro, Luiz Garrido, Renan Cepeda, entre outros, e compartilhar o mesmo espaço.
Poder ver diversas exposições como a surpreendente Véus de Thales Leite ou a maravilhosa exposição dos fotógrafos Wilson Bacelar e Roberto Soares-Gomes ou ainda a exposição de João Miranda um fotógrafo paratiense.
Isso sem falar das inúmeras exposições feitas nas paredes dos casarios do Centro Histórico e dos diversos painéis espalhados pela cidade e que nos faz viajar pelas várias vertentes da fotografia.
O tema desse ano no 8ºParaty em Foco é A Arte da Fotografia como Documento, teve  diversas palestras com artistas internacionais e nacionais como pode ser visto no site do Festival.
Além disso a oportunidade de participar de workshops e a leituras de portifólios .
Enfim, o Festival é hoje o maior evento de fotografia do país, esse ano fui sem programar mas já estou me preparando desde já para o ano que vem.














Programe-se você também e nos encontramos lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário